« Home | Perdidos na Noite » | E aí irmão? » | Hora de Rock! » | Betty Blue » | olho no olho » | Fengkov » | Caó » | Oxiúrus alive! » | Folhas sagradas » | Cartilha »

Homenagem a Walter da Silveira

Walter da Silveira

A partir de 03/08/2006, às 19h, na Galeria Pierre Verger (Barris), começa a mostra biográfica intitulada Homenagem a Walter da Silveira, que segue até dia 27, realizada por iniciativa da Fundação Cultural do Estado, marca também a inauguração de uma placa comemorativa com a reprodução da imagem do pesquisador.

A galeria exibe 28 fotografias que registram episódios da ativa militância de Silveira como cinéfilo e também como advogado trabalhista, profissão que lhe deu diploma. O público confere ainda instantes mais leves do cineclubista com a família e amigos ilustres, como Vinicius de Moraes, Nelson Pereira dos Santos, Alex Viany, Jorge Amado, Vivaldo Costa Lima, Carybé, Anselmo Duarte, Jorge Amado, Jean-Claude Bernadet, Doris Monteiro, Anselmo Duarte, Geraldo D´el Rey e Jece Valadão.

Boa parte das fotos foi tirada na década de 50, época em que atuou como principal agitador do Clube de Cinema, fundado no auditório da Secretaria de Educação. A instituição, que reunia também outros admiradores da sétima arte como Orlando Senna, Rex Schindler, Roberto Pires, Carlos Coqueijo Costa e João Palma Neto, abriu caminho para que a Bahia se tornasse centro difusor de cultura cinematográfica, cujo marco foi Redenção, filme de Roberto Pires, o primeiro longa-metragem inteiramente produzido no estado.

Soteropolitano, Walter da Silveira nasceu em 22 de julho de 1915 e morreu em 5 de novembro de 1970, tendo deixado importante legado crítico, sempre se posicionando ao lado e a favor do cinema nacional de perspectiva humanística e revolucionária, tanto do ponto de vista estético como em relação ao conteúdo de suas abordagens.

Presença freqüente e destacada de congressos, festivais e demais eventos cinematográficos, foi eleito membro da Comissão Permanente de Defesa do Cinema Brasileiro e foi um dos fundadores do Clube de Cinema da Bahia, da Associação dos Críticos Cinematográficos da Bahia e do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro. Também foi membro da Academia de Letras da Bahia, empossado na cadeira de número 13.

Mais informações.

Cidadão Walter, por André Setaro.

estou fazendo a minha monografia, eo meu tema é walter da silveira e sua contribuição para cinema arte na bahia,quem tiver informações que possa acrescentar no meu trabalho me mande um e-mail.
liliandutra8@hotmail.com

sds
LilianMorais

Postar um comentário

Links to this post

Criar um link

Quem

Cesar Fernando de Oliveira

Mais um astronauta no Chipre

My profile

Sobre

Cinema e palavras vagando na rede...

previous posts

Google
 
Web URL DO SEU SITE
online